05 setembro 2015

"Volante" no Quintal Cultural



Foto de Divulgação do Quintal Cultural
 Na noite de sábado (05/09) foi momento de comemorar os oito anos do Quintal Cultural, localizado no bairro do Bom Parto aqui em Maceió. Uma referência de trabalho social com arte dentro da comunidade. 
 Sempre desejei apresentar no Quintal Cultural por conhecer a seriedade e importância do projeto. É um espaço aberto de partilha e aprendizado. 
 Andreia Carvalho e Rogério Dias são sempre acolhedores e incentivadores, além de produzirem trabalhos muito importantes nessa nossa cidade.
 Apresentar o espetáculo "Volante" é sempre uma oportunidade de aprendizado e constante descoberta. Na noite de sábado construi uma nova cena para apresentar e tive a oportunidade de ter na plateia duas pessoas que assistiram a estreia em março. Hoje o espetáculo está bem diferente e sinto que a cada dia ele mudará mais. Essa coisa do processo me ajuda bastante a entender o espetáculo e ir em busca de aperfeiçoá-lo.
 Decidi junto com Nivaldo Vasconcelos, que assina comigo o Figurino e Cenografia, que hoje eu tiraria as fitas que cobrem a carroça. Sem as fitas a carroça ficou muito exposta e tendo ela mais aberta a minha necessidade de usá-la torna-se maior. Senti muito medo e receio de abrir mão, mas nessa vida, nesse teatro que busco, acredito que as coisas vão estar sempre em mudança e descoberta.
 Severino, o meu personagem, sempre teve em sua áurea um ar de loucura. O entendimento dessa loucura ainda está sendo processado no texto e no corpo. Aliás, o próprio termo loucura eu tenho aos poucos procurado entender.
 Li esses dias uma postagem do blog da Adélia Nicolete que me apresentou o artista baiano Raimundo Borges Falcão. Fiquei encantado com seu trabalho e decidi me debruçar um pouco mais para conhecê-lo e trazer elementos de sua estética para o figurino. Antes dele minha busca foi Arthur Bispo do Rosário. Ambos me trazem alguma semelhança em sua forma de tratar as coisas e também eram considerados com alguma loucura. 
 As crianças e adultos do Quintal Cultural foram bem receptivos. As crianças principalmente por possuirem uma forma peculiar de lidar com a cena, muitas vezes embarcando e acreditando muito. O texto as vezes eu acho que é leve, mas não é, porém as crianças por lá expressavam o tempo todo seu entendimento sobre o mesmo. Apresentar com crianças na plateia, e não é a primeira vez de Volante, é sempre um desafio maravilhoso, porque elas jogam intensamente.
 Fiquei feliz com a recepção e conversa no final. Espero voltar mais vezes. Desejo vida longa ao Quintal que é do "tamanho do mundo". Torço para que nessa cidade se espalhem muitos quintais.
 Próxima etapa de "Volante" é ensaio, estudo, ensaio, estudo, ensaio...
 Até a próxima!
 Beijos
Bruno

Um comentário:

  1. Linda reflexão sobre nossa noite de ontem. Foi incrível e especial, valeu todos os momentos de espera. Espero que venha mais vezes a esse quintal que é a casa de todos os artistas.
    Andréia Carvalho

    ResponderExcluir