11 novembro 2016

Gratidão, Teotônio Vilela - AL!

Chegamos em Teotônio Vilela por volta do meio dia.
É uma cidade movimentada. Muitas lojas no centro da cidade, pessoas circulando, pessoas sorrindo e desejando boa tarde.
O que mais gosto nesses interiores de minha terra é a forma de receber das pessoas. Mesmo sem me conhecer me desejavam boa tarde, fazia um gesto de saudação erguendo o braço direito que pode vir ou não acompanhado de "Opa!". Opa por aqui quer dizer e resumir "oi. Tudo bem?". Com o tempo e a vivência na capital alagoana fui perdendo esse ato de saudar o outro desconhecido no encontro, mas estar aqui me faz lembrar disso e reviver.
Fomos ao SESC LER aqui de Teotônio Vilela. Organizamos o espaço e passamos o som. Aos poucos as pessoas iam chegando e se acomodando.







Iniciamos a apresentação de Volante às 19:30. Público muito atento. Silencioso. Às vezes pareci estranho o silêncio, mas fui entendendo isso como uma forma de receber muito particular dessa comunidade.





Ao final fui me aproximando das pessoas, querendo meio que puxar conversar. Já descaracterizado do personagem observava como eles ficavam discretamente olhando e aos poucos trocávamos sorrisos.
Foram bem receptivos. Vinham falar impressões sobre o espetáculo.





Um senhor que trabalha na coordenação da unidade junto com sua esposa e duas filhas e uma outra funcionária do SESC, a Eliandra, foram comigo procurar um lugar para plantar a Árvore da Felicidade. Suas filhas estavam muito atentas. Sua esposa me falava de lembrar dessa planta na casa da mãe na infância. Plantamos juntos. Foi emocionante esse momento de troca de histórias e de cumplicidade na hora da ação. Suas filhas me falavam que tinham feito teatro na feira de ciência da escola na semana anterior e eu lhes dizia:
- É bom, né?
- Sim. É muito bom. Vamos começar a fazer aula na escola - me responderam com sorriso de alegria.
Eu fico feliz quando ouço alguém dizer que vai fazer teatro. Isso me enche de esperança, porque quanto mais teatro melhor.
Mas eu fico mais feliz ainda em poder ter essa oportunidade de circular e conhecer essas pessoas que durante esses minutos de espetáculo me oferecem a atenção. É muito bom poder olhar nos olhos e receber essa resposta tão direta e sincera.
Antes de voltarmos para o hotel, as meninas da cozinha nos ofereceram um lanche com sanduíche e eu preciso agradecer aqui o cuidado e generosidade, pois elas foram muito prestativas e acolhedoras e sei que nesse momento elas estão lento essa postagem , porque disseram que acompanharia o coletivo pelas redes sociais. Meninas estava tudo delicioso. Gratidão!
Gratidão também a equipe que nos recebeu, ao público bonito e cheio de simplicidade e afeto. Vocês tocam as nossas vidas e nos fazem seguir adiante.
Evoé! Seguimos para Feliz Deserto!
Gratidão pelo dia cheio de tranquilidade e carinho, cidade de Teotônio Vilela!


Nenhum comentário:

Postar um comentário