08 maio 2015

Solar (4º Encontro)

   O nosso quarto encontro aconteceu junto com a turma do 7º período de Teatro Licenciatura da UFAL. Os estudantes estão em processo de Montagem Cênica e Karina é monitora da disciplina.


Foto retirado da página do Solar: Laboratório de Meditação

   Outro espaço, novas e conhecidas pessoas. Novas dimensões. Foi dia de trabalhar a loucura de cada personagem. Severino, Volante, seria um louco? Há momentos em que revela que sim. 
Foto retirado da página do Solar: Laboratório de Meditação

   Perseguir a felicidade e caminhar pelo mundo buscando histórias é a sua maior loucura. Em algum momento eu me pergunto se ele realmente saiu do lugar, em outros eu me pergunto se ele inventou e se realmente tudo está acontecendo naquele momento. Uma loucura que parte do processo de criação ao admirar a estética de Bispo do Rosário e encontrar nos catadores de material reciclado de Maceió uma proximidade com a beleza e loucura de reconstruir o mundo.


Foto retirado da página do Solar: Laboratório de Meditação

   A primeira meditação pedia que respirássemos de forma diferente. Devia ter na sala umas onze pessoas. Respirávamos emitindo som e fazendo movimentos de abrir e fechar os braços flexionados em direção ao rosto e isso causava em mim certa tontura por perceber o fluxo do oxigênio aumentando no meu corpo.


Foto retirado da página do Solar: Laboratório de Meditação

   Na segunda meditação era preciso continuar de olhos fechados e trabalhar a loucura dos personagens, a forma de andar e estar no mundo de cada um deles. Meu corpo respondia ativo as lembranças de Severino e aos poucos ia experimentando novas formas dentro daquele universo do personagem. De repente, consegui fazer um movimento de andar e flexionar os joelhos, isso me doía muito quando tentava fazer anteriormente, mas naquele momento era prazeroso. Sentia vontade de girar, agachar e rir, rir muito. Estar rodeado por mais pessoas causava um medo de trombar e acabar machucando, pois estávamos de olhos fechados e o corpo parecia não resistir ao movimento. Quando eu batia em alguém durante a meditação eu me desconcentrava, mas não abria o olho e continuava, porque já não podia perder aquele momento de descoberta e entrega.


Foto retirado da página do Solar: Laboratório de Meditação

   Chegamos a terceira meditação e de olhos fechados erguíamos e sacudíamos as mãos em pequenos pulos repetindo um mesmo som, enquanto respirávamos. Durante um tempo precisei parar e respirar sem os movimentos, para assim, dar continuidade. Meu corpo respirava. Minha voz estava aquecida. Alguns momentos vinham tonturas, mas a sensação de bem estar era melhor.
   A última meditação foi para silenciar. Respirar deitado no chão e perceber o sangue circulando no corpo. Estava num estado de tranquilidade e com a mente e o corpo ativo. O que mais me deixa curioso nesse processo de meditação é como fico disposto, como chego em casa ainda com vontade de me movimentar mais. Sei que é preciso parar e descansar o corpo, mas quando medito eu fico relaxado, porém pronto para mais atividades físicas.


Foto retirado da página do Solar: Laboratório de Meditação

   Começamos um processo em grupo em que cada vez que fosse citado o nome de um participante esse se jogaria no chão e teria que ser segurado pelos outros, antes que chegasse ao chão. O processo se repetiu quando citava o nome dos nossos personagens.


Registro de Karina May

   Fomos divididos em grupo e as pessoas que contracenavam juntas deveriam trabalhar ações físicas que levassem ao sentimento da personagem. Vi um casal que mantém uma relação de amor e ódio trabalhar no corpo esse atrair e repulsar o outro através da força física de ambos, para então, tornar isso orgânico no corpo e na voz.


Foto retirado da página do Solar: Laboratório de Meditação

   Realizei meu exercício com o grupo que faz o coro do espetáculo e tínhamos que criar uma energia coletiva. Fizemos exercícios de imitar o gesto do outro e em seguida em círculo deveríamos deixar que esse movimento surgisse sem um líder e de forma orgânica entre o grupo. Aos poucos entendíamos e percebíamos o corpo querendo saltar em um movimento e os outros iam seguindo o mesmo fluxo. Foi difícil chegar num fluxo relativamente comum, mas com a prática eu percebi que poderia se chegar nesse lugar e certamente renderá um sintonia incrível ao grupo em sua montagem, já que todos(as) deverão ter o texto dito no corpo ao mesmo tempo.


Registro de Karina May


   Solar: Laboratório de Meditação está a serviço do ator e atriz na sua construção do personagem. Breve estarei apresentado “Volante” e sinto que uma nova energia está solta, aliás, próxima, dentro e misturada em mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário