14 maio 2015

Para uma escola: Volante!

 Apresentei no dia 13 de maio na Escola Estadual Dr. Edson dos Santos Bernardes, localizada no Bairro Joaquim Leão aqui em Maceió.

Registro de Nivaldo Vasconcelos

 Contei com o apoio da direção da escola e da professora Áurea para que a apresentação do espetáculo acontecesse.
 Era a primeira vez que apresentaria para um público formado em grande parte por crianças e adolescentes.
 Como chegar ao coração? Eu me perguntei, já que para mim fazer teatro não tem sentido se não tocar o coração das pessoas, aí vem Cora Coralina e nos diz que nada do que fazemos tem sentido se o intuito não for chegar ao coração.
 Como tratar da temática da felicidade numa fase em que as questões são tão intensas e muitas vezes perturbadoras? Como falar de morte quando esta cerca vez ou outra a nossa porta?
 Falar fazendo. Falar contando!
 A experiência dentro da escola ou na praça que fica em sua porta, foi para mim um dos momentos mais significativos dessa jornada. Eu estava indo ao encontro de pessoas que gosto, que conheço de alguma maneira e que no fim das contas iria conhecer melhor. Era momento de se permitir deixar se envolver por todxs e também me envolver. Momento de jogar o jogo da vida numa cena de teatro.
 As crianças, os adolescentes e os jovens e adultos da escola foram muito receptivos, respeitosos e carinhosos com a presença do espetáculo. Pude ao final ver o brilho nos olhos, paradas para tirar um “selfie”(rsrs) e até mesmo perguntas do tipo “como faço para fazer teatro também?” foram coisas que tocaram o meu coração profundamente. Eu que queria tocar, saí de lá tocado, sensibilizado e fortalecido pelo amor que acontece no encontro.
 Durante o espetáculo, Severino pede a plateia um presente para levar com ele na carroça. Fiquei assustado com a quantidade de coisas que recebi. Todas me marcaram profundamente, porque sei que para elas e eles aquele presente significava muito. Uma moça da Educação de Jovens e Adultos me presenteou com um presente que ganhou da mãe. Fiquei balançado ao ver aquela sua declaração de amor ao personagem ou ao momento que vivia e não tive receio em receber, porque sabia que era muito significativo para ela e para mim também.
 Cansaço tinha no corpo, mas os exercícios de voz e respiração e as técnicas de meditação do Solar: Laboratório de Meditação me ajudaram a manter a energia durante as três apresentações, porque para mim não faria sentido apresentar de qualquer jeito ou com meia entrega, pois cada pessoa merece receber o espetáculo como ele foi concebido.
 Isso me deixa muito feliz. Faz-me acreditar que o caminho do entendimento e do aperfeiçoamento se faz caminhando e no contato com as pessoas. Deixou-me vivo e com vontade de seguir.
 Não há palavra que comporte a satisfação que acontece no encontro.
 O encontro não cabe em uma palavra, mas eleva e alimenta a alma.
 Três experiências diferentes e únicas.
 Não esquecerei vocês, porque o amor que lá encontrei segue junto da carroça pelos caminhos que ela for seguir.
 Gratidão a direção e coordenação da escola (Professoras Eliane, Meirilucia e Débora).
 Gratidão a professora Áurea que sempre nos acolhe e incentiva.
 Gratidão a Rayane Wise pela presença, maquiagem e todo apoio.
 Gratidão ao Nivaldo Vasconcelos pelo sempre belo olhar com  o espetáculo.
 Vamos descobrindo juntos esses caminhos.
 Eu agradeço ao universo por ter vivido esse momento.

Bruno 



2 comentários:

  1. Como cada vez mais fico tua fã, Bruno! =)
    Fã desse teu amor pelo Teatro, dessa tua entrega que parece tanto com a que eu acredito também.
    E cada vez mais ansiosa pra ver o Volante. =D

    Continue arrasando assim...

    ResponderExcluir
  2. ôÔÔôÔ Louryne fico feliz com seu apoio e carinho! Muito obrigado!
    Vem comigo nessa carroça de sonhos! beijos

    ResponderExcluir