26 agosto 2017

Primeiro nota sobre a circulação do espetáculo "Volante"



Essa semana o espetáculo “Volante” retornou a duas comunidades já visitadas no mês de julho.

Dessa vez o propósito era a apresentação do espetáculo nas comunidades que inspiraram histórias.

Essa nota é para constatar algumas coisas que ficaram bem visíveis ao longo das visitas e apresentações.

Em Maceió existem poucos espaços para cultura, esporte e lazer dentro das comunidades. Há sempre um novo espaço para delegacias.

Quando apresentamos na praça central do terminal de Fernão Velho ficamos encantados com a praça do lugar.

Haviam brinquedos para as crianças e um espaço onde as pessoas circulavam com suas famílias. Por trás da árvore da praça, onde aconteceu a apresentação, existia uma sede da delegacia. Vale ressaltar que no mesmo bairro existem prédios em desuso, como uma antiga fábrica que agora aos poucos está se deteriorando.

Por trás da árvore: uma delegacia

Na Chá de Bebedouro, no mirante, de frente existe um terreno enorme, que durante a visita no mês de julho, acolheu o Circo Sandra que já estava com intimação para se retirar.

O circo relatou as dificuldades de encontrar espaços e muito mais que isso, as taxas cobradas pela prefeitura que são as mesmas cobradas aos grandes circos que se instalam ao lado dos shoppings. Vale ressaltar que esses grandes circos geralmente possuem patrocinadores nacionais, estaduais e também na esfera governamental. Nesse mesmo terreno ao seu fundo encontra-se a casa onde Mestre Benon brincou com seu Guerreiro durante muitos anos aqui em Maceió.  Ao lado tem um grande campo improvisado onde a juventude se encontra para jogar futebol. Talvez por tempo determinado.

Terreno encontra-se limpo para a construção de um Complexo de delegacias

A surpresa ao chegar para a apresentação foi encontrar o terreno limpo com uma grande placa de construção que dizia “Construção de um Complexo de Delegacias”.

Pois bem!

O investimento em delegacias, os prédios abandonados, a falta de estimulo a práticas culturais e esportivas e a precariedade dos espaços de uso comum ainda prevalecem.

A circulação continua em setembro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário