02 janeiro 2019

Extinção do MinC


O Ministério da Cultura está oficialmente extinto.


Vivemos nos últimos anos uma precarização do MinC e uma série de ações que visavam o desmonte do ministério e do fazer artístico em nosso país.
Somos um país de uma imensa diversidade cultural. Estamos espalhados pelos cantos desse país. Fazemos de nossos lugares o nosso espaço de criação e difusão da nossa cultura.
Perder um espaço como esse, que pensa exclusivamente formas de fomentar e difundir o fazer e os saberes culturais, é para nós um momento de luto.
Perdem os artistas, Mestres e perde também o público que pode ter acesso a muita coisa que é criada nos outros estados do país e em seu próprio estado.
Tivemos avanços, tivemos retrocessos, tinha muito o que melhorar... Estávamos numa constante busca pelo entendimento e valorização da arte e da profissão do artista.
Ficam perguntas:
A quem interessa essa extinção?
Por que valorizar e buscar formas de expandir a produção cultural não interessa?
Sabemos e desde muito tempo nos é dito que a cultura reflete questões do nosso tempo e espaço e é ela também que nos faz lembrar quem somos, quem fomos e como poderíamos ser.
Nós artistas, e os que vieram antes de nós, vamos crescendo em um espaço de constante ameaça a nossa profissão, vamos nos refazendo, vamos ressurgindo das cinzas que nos lançam. Não será fácil, talvez nunca tenha sido. O que acontece é que vamos vendo se concretizar as ameaças e a efetivação da desvalorização da nossa identidade.
Que tenhamos força para enfrentar toda a barbárie.



Nenhum comentário:

Postar um comentário